domingo, janeiro 29, 2006

Joie de Vivre

- Acorda!
- Hummm, não me apetece ta frio, deixa-me estar aqui enroladinha ao meu edredon laranja...
- Levanta-te, veste-te do mais quentinho e confortavel que tenhas e anda!
- hummm tá bem... No café de sempre?!
- Não! hoje vamos para à beira mar...
- Tá frio! Beira mar?! ó pá não sei... humpf! ok mas fica sabendo que vou rabujenta e não vou estar a fazer sorrizinhos idiotas!
- Está bem, já sei! a rabugice é uma das tuas qualidades....
E lá foi ela, a tremer de frio, com o gorro escuro pela cabeça, as luvas às ricas, a enxarpe esburacada e com mais peças de roupa do que gosta de sentir em cima da sua delicada pele. Quando chegou ja todos a esperavam... Os eternos atrasos! Cumprimentou a todos com o seu sorriso maquinal que em breve se tornou em gargalhadas novas! alguns minutos literalmente de conversa de café, mas que para entreter o frio serve... olham pelos vidros.
- É neve?!
- Não, é gelo!
- hummm, parece-me neve!
- vamos confirmar?!
Lá fora, no meio de um jardim com as suas arvores pintalgadas a branco, um tapete fininho de verde neve, o barulho do mar a bater contra o cais na esperança de se aquecer... Dançam, riem alto, abrem a boca para matar a sede... sentem-se crianças estupefactas a olhar para um céu que se quebrou e esta-lhes a cair sobre as cabeças! O Frio é menor que o entusiasmo... pelo belo, inesperado, pelo há muito não vivido...
É em momentos como este em que apetece agradecer às borboletas por nos fazerem enfrentar o frio que nos atravessa, voando sob as suas asas à procura de uma estrela...

5 comentários:

Brida disse...

mas que delicia de texto
hummmmmmmmmmmmmmmmm
jinhos p ti
adorei

dmns disse...

Uma solidão deslocada para a beira-mar, esfaqueada repetidamente por gargalhadas novas.

particula disse...

brida: obrigada, ainda bem que gostas-te

dmns: palavras para quê? para ti sou transparente neve!

dmns disse...

particula eu não sei quem tu és, entre outras coisas

particula disse...

dmns: não precisas de saber quem eu sou, para eu ser...